segunda-feira, 18 de março de 2013


"Neste dia 15 de março de 2013, o filósofo e psicanalista Slavoj Žižek esteve palestrando no Recife (PE) depois de ter palestrado em outras cidades do Brasil à convite da editora editora Boitempo.
Rodrigo Barros, estudante do curso de Ciências Sociais e membro do PETCIS, foi até a cidade para ver de perto o pensador que admira e observa há algum tempo.
Aproveitando o lançamento do seu novo livro, "Menos que Nada", Žižek falou a respeito de Hegel, Lacan, marxismo, pós-marxismo, política, cultura popular, história e teologia. Suas posições polêmicos faziam par com as cabulosas referências e estórias que o mesmo insistia em compartilhar; para o horror da tradutora responsável por dar voz em português ao esloveno cheio de tiques e cacoetes.
Com mais de 60 obras escritas numa carreira frenética, Žižek se destaca pela sua metodologia, abordagem e pelos novos significados que rende ao unir filosofia e psicanalise. Infelizmente nós ainda pecamos por ter tão poucas traduzidas para o nosso idioma.
Mas poder estar perto desse gigante da filosofia e ter sua edição de "A visão em paralaxe" assinada já foi de grande proveito. Bela iniciativa da Boitempo junto com a ArtFliporto nesta conferência que lotou o teatro da Universidade Federal de Pernambuco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário