segunda-feira, 18 de março de 2013

II Semana de Humanidades. FAFIC | UERN


Durante a semana de humanidades que ocorreu do dia 15 ao dia 18 de Março no Campus central da UERN, os bolsistas do Petcis tiveram uma grande participação nas atividades contribuindo cada vez mais para nossa formação acadêmica e vital. Participamos em monitorias, amostras de vídeos, grupos de trabalhos, minicursos e ouvintes de mesas redondas.

Primeiro dia da Semana de Humanidades.






Participação em grupo de Trabalhos:

AS UTOPIAS EMANCIPATÓRIAS DE SLAVOJ ŽIŽEK – RODRIGO BARROS

CORPO VENDIDO, CIDADANIA INCERTA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A NOÇÃO DE CIDADANIA DE GAROTOS DE PROGRAMA QUE SE ANUNCIAM NA INTERNET – GLEIDSON CARLOS XAVIER PEIXOTO



 O HOMEM E SUA CRIAÇÃO: ITINERÁRIO DE VIDA E OBRA DE MANOEL DE BARROS EM SUAS MEMÓRIAS INVENTADAS - JAELYCA CAROLINA FERREIRA DE SOUZA





VIDAS ASFALTADAS -  CLEYLTON RODRIGUES DA COSTA




CENAS, CENÁRIOS, PERSONAGENS: O TEATRO POPULAR E A FORMAÇÃO HUMANA - ISADORA INGRID AUGUSTO DA CRUZ


APAE: A INCLUSÃO DO EXCEPCIONAL NO CONTEXTO SOCIAL DE CARAÚBAS - ISRAELA MÍRIAM DE MELO


O PROCESSO EDUCATIVO DO DEFICIENTE AUDITIVO NO CAS-MOSSORÓ -  NATÁLIA DE MORAIS VIANA


Participação em Minicurso:


TITULO: BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E EDGAR MORIN: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO


Proponente:

Francisca Natália da Silva

Maria de Fátima da Silva Melo

Israela Miriam de Melo


PÚBLICO ALVO

Comunidade uerniana e demais interessados pela temática abordada;


Resumo: Este minicurso tem o propósito de apresentar algumas das principais ideias discutidas pelos autores Boaventura de Sousa Santos e Edgar Morin. É possível realizarmos algumas aproximações entre as ideias apresentadas pelos autores. Boaventura descreve e problematiza as ciências exatas e o surgimento das ciências humanas, enfatizando a valoração do conhecimento científico em detrimento ao conhecimento popular. Discutiremos as relações entre conhecimento científico-natural e científico-social, bem como a relevância do conhecimento local e total. Buscaremos nas construções do pensamento de Edgard Morin os eixos pertinentes à educação contemporânea e a ciência, tendo como base o senso comum para construção do pensamento científico.






TITULO: DAVID LE BRETON E MICHEL FOUCAULT: DIÁLOGOS SOBRE A SOCIOLOGIA DO CORPO E A HISTÓRIA DA SEXUALIDADE

Proponentes:
Gleidson Carlos Xavier Peixoto
Natália de Morais Viana
Sonally Albino da Silva

PUBLICO ALVO
Corpo discente da UERN e demais pessoas interessados pela temática abordada.

Resumo: Este minicurso tem a intenção de introduzir os ouvintes em algumas das principais ideias discutidas pelos autores David Le Breton e Michel Foucault em suas obras A sociologia do corpo e A História da Sexualidade – A vontade de saber. David Le Breton sugere que as ações que tecem a trama da vida quotidiana - das mais fúteis ou menos concretas até aquelas que ocorrem na cena pública - envolvem a mediação da corporeidade. Para Foucault, o sexo pertence à regulação das populações, como na reprodução da espécie, no planejamento familiar, no dispêndio e por todos os efeitos globais que induz. Então, nesse sentido, é possível propormos algumas aproximações entre as ideias dos autores que são de grande importância no entendimento do corpo e da sexualidade humana.



Participação em Oficinas:


TITULO: NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: APENDENDO A TRABALHAR COM O CORDEL

Proponentes:
Amanda Kelly Alves Sarmento Abrantes
Gilmara Juvina Diniz Silva
Isadora Ingrid Augusto da Cruz

Público alvo: Docentes da Educação Básica, do Ensino Superior, Graduandos e demais profissionais da educação interessados na temática.

Resumo: Buscando discutir acerca da necessidade de novas metodologias para o ensino básico, apresentaremos o cordel como uma ferramenta inovadora, que permite trabalhar com as mais diversas temáticas de forma lúdica e rica em conhecimentos e análise crítica. Utilizaremos, dinâmicas e exercícios práticos, proporcionando aos partipantes maior conhecimento das técnicas necessárias a produção e análise dos versos que constituem os cordéis, viabilizando assim uma prática na cosntrução de poesia rimada. Essa temática faz-se de grande importância para a educação, sobretudo no ensino básico onde tem-se buscado inovar em metodologias, pois pode colaborar, para a utilização do cordel enquanto metodologia, e auxiliar na construção de novas ideias que possam suprir a necessidade de um ensino mais dinâmico e inovador


Encerramento: Apresentação cultural!



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