Durante a semana de humanidades que ocorreu do dia 15 ao dia
18 de Março no Campus central da UERN, os bolsistas do Petcis tiveram uma grande
participação nas atividades contribuindo cada vez mais para nossa formação acadêmica e vital. Participamos em monitorias, amostras de vídeos, grupos de trabalhos, minicursos e ouvintes de mesas redondas.
Participação em grupo de Trabalhos:
AS
UTOPIAS EMANCIPATÓRIAS DE SLAVOJ ŽIŽEK – RODRIGO BARROS
CORPO
VENDIDO, CIDADANIA INCERTA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A NOÇÃO DE CIDADANIA DE
GAROTOS DE PROGRAMA QUE SE ANUNCIAM NA INTERNET – GLEIDSON
CARLOS XAVIER PEIXOTO
O HOMEM E SUA CRIAÇÃO: ITINERÁRIO DE VIDA E OBRA DE MANOEL DE
BARROS EM SUAS MEMÓRIAS
INVENTADAS - JAELYCA
CAROLINA FERREIRA DE SOUZA
VIDAS
ASFALTADAS - CLEYLTON RODRIGUES DA COSTA
CENAS,
CENÁRIOS, PERSONAGENS: O TEATRO POPULAR E A FORMAÇÃO HUMANA - ISADORA INGRID AUGUSTO DA CRUZ
APAE: A INCLUSÃO DO EXCEPCIONAL NO CONTEXTO SOCIAL
DE CARAÚBAS - ISRAELA MÍRIAM DE MELO
O PROCESSO EDUCATIVO DO DEFICIENTE AUDITIVO NO
CAS-MOSSORÓ - NATÁLIA DE MORAIS VIANA
Participação em Minicurso:
TITULO:
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E EDGAR MORIN: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
Proponente:
Francisca
Natália da Silva
Maria de
Fátima da Silva Melo
Israela
Miriam de Melo
PÚBLICO ALVO
Comunidade
uerniana e demais interessados pela temática abordada;
Resumo: Este minicurso tem o propósito de
apresentar algumas das principais ideias discutidas pelos autores Boaventura de
Sousa Santos e Edgar Morin. É possível realizarmos algumas aproximações entre
as ideias apresentadas pelos autores. Boaventura descreve e problematiza as
ciências exatas e o surgimento das ciências humanas, enfatizando a valoração do
conhecimento científico em detrimento ao conhecimento popular. Discutiremos as
relações entre conhecimento científico-natural e científico-social, bem como a
relevância do conhecimento local e total. Buscaremos nas construções do
pensamento de Edgard Morin os eixos pertinentes à educação contemporânea e a
ciência, tendo como base o senso comum para construção do pensamento científico.
TITULO: DAVID LE BRETON E MICHEL FOUCAULT:
DIÁLOGOS SOBRE A SOCIOLOGIA DO CORPO E A HISTÓRIA DA SEXUALIDADE
Proponentes:
Gleidson Carlos Xavier Peixoto
Natália de Morais Viana
Sonally
Albino da Silva
PUBLICO
ALVO
Corpo
discente da UERN e demais pessoas interessados pela temática abordada.
Resumo: Este minicurso tem a
intenção de introduzir os ouvintes em algumas das principais ideias discutidas
pelos autores David Le Breton e Michel Foucault em suas obras A sociologia do
corpo e A História da Sexualidade – A vontade de saber. David Le Breton sugere
que as ações que tecem a trama da vida quotidiana - das mais fúteis ou menos
concretas até aquelas que ocorrem na cena pública - envolvem a mediação da
corporeidade. Para Foucault, o sexo pertence à regulação das populações, como
na reprodução da espécie, no planejamento familiar, no dispêndio e por todos os
efeitos globais que induz. Então, nesse sentido, é possível propormos algumas
aproximações entre as ideias dos autores que são de grande importância no
entendimento do corpo e da sexualidade humana.
Participação
em Oficinas:
TITULO:
NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO: APENDENDO A TRABALHAR COM O CORDEL
Proponentes:
Amanda
Kelly Alves Sarmento Abrantes
Gilmara
Juvina Diniz Silva
Isadora
Ingrid Augusto da Cruz
Público
alvo:
Docentes da Educação Básica, do Ensino Superior, Graduandos e demais
profissionais da educação interessados na temática.
Resumo: Buscando discutir acerca
da necessidade de novas metodologias para o ensino básico, apresentaremos o
cordel como uma ferramenta inovadora, que permite trabalhar com as mais
diversas temáticas de forma lúdica e rica em conhecimentos e análise crítica.
Utilizaremos, dinâmicas e exercícios práticos, proporcionando aos partipantes
maior conhecimento das técnicas necessárias a produção e análise dos versos que
constituem os cordéis, viabilizando assim uma prática na cosntrução de poesia
rimada. Essa temática faz-se de grande importância para a educação, sobretudo
no ensino básico onde tem-se buscado inovar em metodologias, pois pode
colaborar, para a utilização do cordel enquanto metodologia, e auxiliar na
construção de novas ideias que possam suprir a necessidade de um ensino mais
dinâmico e inovador
Encerramento: Apresentação cultural!
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