Formando com excelência
Márcio Alexandre Especial para – o Expressão
Criado há mais de duas décadas, o Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais (PETCIS) da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC-UERN) vem apresentando grandes resultados, revelados no atingimento, qualitativo e quantitativo, dos seus objetivos.
O PETCIS é um programa vinculado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) e tenciona formar pesquisadores e professores para o magistério superior. Ao longo de pouco mais de 22 anos de existência, o PETCIS já ofereceu ao curso de Ciências Sociais quase 20 docentes. “O programa objetiva tanto contribuir para a melhoria do curso quanto formar profissionais para o magistério no ensino superior”, revela o professor-doutor Ailton Siqueira de Sousa, tutor do programa e um exemplo prático do bom trabalho realizado pelo PETCIS.
Contando atualmente com 11 estudantes, todos de Ciências Sociais, o PETCIS tem como premissa basilar solidificar a formação dos estudantes de Ciências Sociais. “No grupo, os bolsistas fazem pesquisa, participam e promovem eventos, ministram palestras, enfim, desenvolvem atividades que os permitem criar uma ponte para a pós-graduação”, destacou Aílton Siqueira que, quando cursava a graduação, passou dois anos no programa. A participação no PETCIS contribuiu para que ele logo após concluir a graduação cursasse mestrado e, sequencialmente, doutorado.
O envolvimento no programa permitiu que Ailton Siqueira desenvolvesse sua carreira acadêmica de forma efetiva, eficiente e em tempo rápido. Aos 27 anos, ele já havia ingressado na UERN como professor.
Aos integrantes do grupo, cobra-se, que cumpram pelo menos 20 horas semanais de dedicação ao programa. “Somando-se o tempo das aulas da graduação, as horas dedicadas ao PETCIS e as atividades extras, há dias em que passo mais tempo na universidade que em casa. E eu gosto muito dessa rotina”, enfatizou José Wanderley Segundo, um dos petianos.
As horas de envolvimento no PETCIS são utilizadas para as mais diversas atividades que compõem o programa, sobretudo, leitura. Aliás, ler é questão fundamental para quem estar envolvido. É que nos dois anos em que estão efetivamente participando do programa, os alunos produzem suas monografias, elaboram relatório individual com descrição minuciosa das atividades realizadas semestralmente.
“Somem-se a isso, os seminários, a participação em eventos científicos, a escrita de artigos, as palestras ministradas, e o estudo de uma língua estrangeira, e a informática”, elenca Ailton Siqueira, justificando que tais atividades visam dar aos bolsistas uma formação interdisciplinar. Ele aponta ainda que os petianos publicam trabalhos em anais de eventos, artigos científicos e capítulos de livros.
O PETCIS foi pensado como programa de suporte da graduação com foco direcionado à continuidade da carreira acadêmica dos participantes, em especial, para aqueles que planejam carreira na docência do ensino superior. “É essa construção que vai dar o perfil do pós-graduando. O que se pretende é potencializar o graduando no seu envolvimento com o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou Ailton Fonseca, acrescentando que cada bolsista desenvolve pesquisa com o professor-orientador, que pode inclusive ser o tutor, além de estarem integrados a algum grupo de pesquisa.
RESULTADOS
Ao longo de sua existência, o PETCIS contribuiu para a formação de dezenas de professores universitários. Somente no curso de Ciências Sociais da FAFIC-UERN, 30% dos docentes são egressos do programa. Aqueles que não ingressam na docência do ensino superior em universidades públicas conseguem boa colocação no mercado de trabalho, atuando em Organizações Não-Governamentais (ONG´s) e em instituições de ensino privadas, por exemplo. “Tudo isso é muito importante, mas o que reputamos de grande importância também é a consciência acadêmica que os alunos passam a ter depois que se envolvem no PETCIS. Além claro, da própria contribuição que o programa oferece ao curso de Ciências Sociais”, analisa o tutor.
Ailton Siqueira, no entanto, fez uma ressalva. “Para que haja esse crescimento do alunado é necessário que ele trabalhe de forma intensiva. O PETCIS só se dá para quem se entrega a ele”, filosofa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário