"A palavra é um símbolo que emite símbolos. O homem é um homem graças à linguagem, graças à metáfora original que o fez ser outro e o separou do mundo natural. O homem é um ser que se criou ao criar uma linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo". Octávio Paz
O minicurso tem como objetivo fomentar à prática de redação textual e da interpretação de textos, a partir dos conhecimentos linquísticos, ampliando a capacidade escritora dos cursistas.
Esta página sintetiza a necessidade de divulgarmos nosso cotidiano, nossos trabalhos, nossos tempos e, sobretudo, a importância de sairmos da nossa sala por mais um caminho. Este blog é o nosso caminho de chegar até vocês.
quarta-feira, 30 de julho de 2014
terça-feira, 15 de julho de 2014
A profª Aline Gamade Almeida (PPGCISH/UERN) ministra minicurso de Antropologia visual no PETCIS
A profª Aline Gamade Almeida (PPGCISH/UERN) ministrou o minicurso de Antropologia visual no PETCIS para bolsistas e alunos de graduação. O minicurso teve por objetivo oferecer aos alunos conhecimentos sobre a Antropologia Visual: as questões metodológicas, as fontes teóricas e os trabalhos realizados no surgimento da disciplina antropológica, bem como os das pesquisas atuais. O objetivo é incentivá-los a inserção do visual em seus projetos acadêmicos.
O minicurso ocorreu em dois momentos:
No primeiro Dia – 22.06: A abordagem foi em torno dos temas: Antropólogos, suas câmeras, suas teorias e seus métodos; e baseados na Bibliografia:
JORDAN, Pierre. “Primeiros contatos, primeiros olhares”. Cadernos de Antropologia e Imagem 1.
Antropologia e Cinema, primeiros contatos, n.1, p. 11-22, 1995.
DUBOIS, Philippe. Da verossimilhança ao índice. In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas:
Papirus, 1994, p.23-56.
GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, n.10, p. 155-165.
No Segundo Dia – 24.06: Os textos abordados neste dia foram de acordo com a bibliografia:
COPQUE, Barbara. “Família é bom para passar o final de semana”. Cadernos de Antropologia e Imagem 17: A família em imagens, n.17, p. 11-22, 1995.
CARVALHO, César Augusto F. “Instantaneidade: o que uma fotografia de família pode revelar a partir da leitura antropológica”. Cadernos de Antropologia e Imagem 17: A família em imagens, n.17, p. 11-22, 1995.
ALMEIDA, Aline Gama de. A fotografia como “lugar de memória” individual e coletiva dos familiares de vítimas de violência.
terça-feira, 1 de julho de 2014
Petianos participam do evento da III série de Conferências Internacionais em Ciências Sociais no IFRN Campos Mossoró.

As Conferências Internacionais ocorreu no Auditório do Campus Mossoró do IFRN no dia 15 de maio de 2014 abertas para o público em geral.
OS temas abordados foram A Noção de ‘Cidadania Sexual’: uma visão crítica(ministrado por Profª. Drª. Ana Maria Brandão / UMinho - Instituto de Ciências Sociais) e Metodologia Delphi: aplicação a alguns casos práticos ( ministrado por Prof. Dr. José Cunha Machado / UMinho - Instituto de Ciências Sociais).
Assinar:
Postagens (Atom)