A profª Aline Gamade Almeida (PPGCISH/UERN) ministrou o minicurso de Antropologia visual no PETCIS para bolsistas e alunos de graduação. O minicurso teve por objetivo oferecer aos alunos conhecimentos sobre a Antropologia Visual: as questões metodológicas, as fontes teóricas e os trabalhos realizados no surgimento da disciplina antropológica, bem como os das pesquisas atuais. O objetivo é incentivá-los a inserção do visual em seus projetos acadêmicos.
O minicurso ocorreu em dois momentos:
No primeiro Dia – 22.06: A abordagem foi em torno dos temas: Antropólogos, suas câmeras, suas teorias e seus métodos; e baseados na Bibliografia:
JORDAN, Pierre. “Primeiros contatos, primeiros olhares”. Cadernos de Antropologia e Imagem 1.
Antropologia e Cinema, primeiros contatos, n.1, p. 11-22, 1995.
DUBOIS, Philippe. Da verossimilhança ao índice. In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas:
Papirus, 1994, p.23-56.
GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, n.10, p. 155-165.
No Segundo Dia – 24.06: Os textos abordados neste dia foram de acordo com a bibliografia:
COPQUE, Barbara. “Família é bom para passar o final de semana”. Cadernos de Antropologia e Imagem 17: A família em imagens, n.17, p. 11-22, 1995.
CARVALHO, César Augusto F. “Instantaneidade: o que uma fotografia de família pode revelar a partir da leitura antropológica”. Cadernos de Antropologia e Imagem 17: A família em imagens, n.17, p. 11-22, 1995.
ALMEIDA, Aline Gama de. A fotografia como “lugar de memória” individual e coletiva dos familiares de vítimas de violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário