sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Discussões de textos no PETCIS.


A escuta sensível como instrumento de instrumento de gestão universitária

Ouvir para compreender exige mais do que geralmente se faz. Requer uma sensibilidade maior em relação ao outro, dificilmente conseguida sem que se desenvolva uma consciência em relação à alteridade desse outro. Foram focadas nesse estudo duas pesquisas-ações colaborativas em uma universidade: a primeira envolve professores de curso superior e que hoje são gestores, a segunda refere-se a docentes em uma formação inicial diferenciada. Fazendo uso da escuta sensível, na pesquisa cientifico-clinica. Tal sugerida pro René Barbier (2002).
A grande questão que norteia o trabalho é: Quais as possibilidades de se utilizar da escuta sensível como espaço institucional para a transformação coletiva da prática?
Onde os processos de pesquisa-ação podem construir verdadeiras comunidades de aprendizado, ou seja, a escuta sensível facilita a participação dos sujeitos como colaboradores na interpretação da práxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário