quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Divulgada homologação de resultado de seleção de servidores do IFRN para mestrados da UERN

As Coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) homologaram o resultado final da seleção de alunos que cursarão os respectivos mestrados por meio da parceria para inclusão de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).


As matrículas serão realizadas no dia 28 de agosto de 2015, no horário de 07h30 às 11h30 e de 14h00 às 17h00, nas Secretarias dos Mestrados em Ciências Sociais e Humanas e Educação.


Veja a lista AQUI

sábado, 22 de agosto de 2015

Publicado resultado de avaliação de anteprojetos de pesquisa do Convênio IFRN/UERN

As Coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), após avaliação dos anteprojetos de pesquisa, tornam pública a relação de candidatos aprovados e aptos para a fase seguinte do processo seletivo de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, conforme termos do Convênio 002/2015 IFRN/UERN.

O edital também convocanda os aprovados para entrevista a ser realizada no dia 24 de agosto, em horário determinado por candidato, e disponível no edital.

o resultado final será publicado no dia 26 de agosto de 2015.




sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Publicado resultado de recurso de seleção

As Coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tornam público o resultado da interposição dos recursos ao resultado da Prova Escrita do processo seletivo de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, conforme termos do Convênio 002/2015 IFRN/UERN.



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Alunos do mestrado em ciências sociais e humanas defendem dissertações


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCSH/UERN) convida a comunidade para duas defesas de dissertação de mestrado na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto.


A primeira apresentação será às 13h30 na Sala de Multimídia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN). Trata-se do trabalho “O PESCADOR E O MAR: ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CONDUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE LAGOSTA DA COMUNIDADE DA REDONDA, ICAPUÍ - CE”, de autoria de João Paulo de Sousa Rebouças, sob a orientação do professor Dr. José Glebson Vieira.



Já às 14h na Sala de aula do mestrado em Ciências Sociais e Humanas será a vez da dissertação “A teoria humeana a luz da epistémê clássica de Michel Foucault”, de autoria de Eliene Cristina Praxedes Fernandes, sob a orientação do professor Dr. Marcos de Camargo Von Zuben.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Publicada relação de selecionados através de convênio com IFRN

As Coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH e do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, tornam pública a relação, por ordem alfabética, de candidatos classificados na Prova Escrita e aptos para a fase seguinte do processo seletivo de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, conforme termos do Convênio 002/2015 IFRN/UERN.
Conforme cronograma do processo seletivo, os candidatos classificados na prova escrita terão os anteprojetos de pesquisa avaliados e publicado o resultado no dia 21 de agosto de 2015.


terça-feira, 18 de agosto de 2015

PPGCISH divulga homologação de alunos especiais


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGCISH/UERN, divulgou a homologação do Resultado Final do Processo Seletivo para Aluno Especial do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas, para o semestre letivo 2015.2.

As matrículas estão marcadas para o dia 27 de agosto de 2015 das 8h às 11h e das 14 às 17h, na Secretaria do PPGCISH/UERN. conforme Edital n° 08/2015- PPGCISH. O aluno deverá


A coordenação orienta para que no ato da matrícula o aluno porte o requerimento de inscrição em disciplinas isoladas 2015.2, preenchido e assinado em duas (02) vias impressas, conforme modelo anexo a este edital.


Veja o edital AQUI

sábado, 15 de agosto de 2015

Aberta seleção de estagiário de História, Geografia ou Ciências Sociais

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX), torna pública a seleção simplificada para estagiários do Projeto Ação de proteção contra a violência a partir da prevenção ao uso de drogas em escolas públicas de Mossoró.

Estão sendo oferecidas 02 vagas a uma bolsa de R$ 360,00, mais R$ 40,00 (auxílio-transporte). Podem participar alunos matriculados nos cursos de ciências sociais, história ou geografia. A carga horária para o desenvolvimento de atividades do projeto é de 20 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas de 14 a 21 de agosto, exclusivamente no e-mail proexselecao2015cs@bol.com.br.


O Projeto Ação de proteção contra a violência a partir da prevenção ao uso de drogas em escolas públicas de Mossoró é coordenado pelo Departamento de Ciências Sociais – FAFIC. O projeto de extensão tem como norte o desenvolvimento de ações preventivas, no universo escolar, ao uso da droga, e ao potencial de violência suscitada, por parte dos alunos do ensino fundamental, na faixa de 13 aos 20 anos, em escolas públicas de Mossoró, em áreas de vulnerabilidade social.


Mais informações no EDITAL

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Aluna de mestrado defende dissertação


CONVITE

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a defesa pública da dissertação de mestrado intitulada “Mulheres que não sabem provocar – a representação da amizade feminina na internet”, de autoria de NAEDJA CRISTIANE VIEIRA COSTA, sob a orientação da professora Dra. Aline Gama de Almeida.

Data: 13 de agosto de 2015
Hora: 14:00h
Local: Sala de Multimídia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - FAFIC/UERN

Professor Dr. Marcos de Camargo Von Zuben
Coordenador do PPGCISH



Rua Prof. Antônio Campos, BR 110, KM 46, s/n, Costa e Silva – Mossoró/RN
Maiores informações: (84) 3312-2128

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Lista de leituras realizadas e indicadas para o minicurso sobre Antropologia das Emoções

As paixões ordinárias - David Le Breton (p.111 - 177)


Sobre o livro:

Esta é uma abordagem antropológica das emoções e das culturas. As percepções sensoriais, ou a experiência, e a expressão das emoções parecem emanar da intimidade mais secreta do sujeito; entretanto, elas também são social e culturalmente modeladas. Os gestos que sustentam a relação com o mundo e que colorem a presença não provêm nem de uma pura e simples fisiologia, nem unicamente da psicologia - ambas se incrustam a um simbolismo corporal que lhes confere sentido, nutrindo-se, ainda, da cultura afetiva que o sujeito vive à sua maneira. 



História das Lágrimas - Anne Vincent Buffault - Cap. 2: A troca de lágrimas e as suas regras – p. 23-43

Sobre o livro:

E se as lágrimas tivessem história? Entender, em termos de história, uma das nossas atitudes mais secretas e demonstrativas permite-nos refletir sobre as maneiras subtis ou constritas de, conforme a época e a sociedade, utilizar essas formas de emoção. Nenhuma lágrima se assemelha à outra e, se examinarmos os dois séculos que nos precederam, constataremos facilmente as alterações que se verificaram no cerne desta manifestação da emoção. A história das lágrimas constitui uma forma original e nova de reler o nosso passado e de interrogar o nosso século.






Os alimentos dos afetos - Boris Cyrulnik -  Introdução; Cap. 1; p. 5-45

Sobre o livro:

A afeição é uma necessidade tão vital que, quando somos privados dela, nos apegamos intensamente a qualquer acontecimento que faça uma migalha de vida voltar a nós, a qualquer preço. Neste livro, Boris Cyrulnik conta como o tumulto do passado ainda murmura na criança mais velha que estabelece novos vínculos afetivos e sociais. E como o apetite sexual na adolescência constitui um momento sensível na evolução da reparação de si. Uma nova atitude diante do sofrimento psíquico, a resiliência propõe construir esse processo de libertação.




O paradigma perdido - Edigar Morin

Sobre o livro:


Este livro representa uma verdadeira revolução no estudo dos problemas do homem e abre perspectivas verdadeiramente inéditas e novas para a comprennsão do fenómeno humano. Até aqui a antropologia movimentava-se, sobretudo, em torno do fenómeno razão; Edgar Morin pretende que passe a movimentar-se em torno do fenómeno natureza, o 'paradigma perdido'.






CYRULNIK, B. Introdução. In _________ Os patinhos feios. Brasil: Martins Fontes, 2004. p. 1-18.

Sobre o livro: 

Sobre a resiliência - Maria Callas, a voz do século XX, foi uma menina consumida por carências afetivas, num depósito de crianças imigradas de Nova Iorque; Barbara, massacrada por um estupro paterno e perseguida durante a guerra, soube cantar sua vida e todos cantarolam suas canções; Georges Brassens, menino mau, deve a um professor a descoberta da poesia, que deu outra solução à sua revolta...Esses casos de resiliência são famosos. E Boris Cyrulnik mostra como esse processo se instala já na primeira infância, com a tecedura dos laços afetivos e, depois, a expressão das emoções.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Publicado edital de homologação das inscrições dos servidores do IFRN

As coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) publicam edital com a homologação das inscrições do processo seletivo de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A prova escrita e a prova de proficiência em língua estrangeira serão realizadas no dia 17/08/2015, sendo a primeira realizada das 8h às 12h e a segunda das 13h30 às 17h30, na unidade do IFRN de lotação do servidor candidato.

É recomendável que os candidatos cheguem ao local da prova com 30 minutos de antecedência, portando documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. O candidato que chegar após os horários estabelecidos estará impedido de realizar a prova.


Veja: