sábado, 26 de janeiro de 2013

Por Que Ler os Clássicos - Italo Clavino


            Semanalmente o PETCIS desenvolve rodas de leituras e discursões de textos de áreas afins. Essas leituras e discursões são realizadas com o tutor, os bolsistas e quem se interessar pela temática. As rodas de leituras estão abertas para todos da academia e são realizadas na nossa sala no período matutino. Entre os textos discutidos o do Italo Clavino - Por Que Ler os Clássicos foi realizado nessa ultima semana, o autor aborda algumas propostas para podermos definir uma obra clássica ou não. Ele usa 14 propostas que servirão como manual para a identificação, mas não necessariamente uma obra para ser clássica deve preencher as 14 propostas de definição.

Propostas de Definição e identificação dos livros clássicos:


1. Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: “Estou relendo...” e nunca “Estou lendo...”.
2. Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem se tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições de apreciá-los.
3. Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.
4. Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira.
5. Toda primeira leitura de um clássico é na realidade uma releitura.
6. Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.
7. Os clássicos são aqueles livros que chegam até nós trazendo consigo as marcas das leituras que precederam a nossa e atrás de si os traços que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou nos costumes).
8. Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.
9. Um clássico é uma obra que provoca incessantemente uma nuvem de discursos críticos sobre si, mas continuamente as repele para longe.
10. Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.
11. O “seu” clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em contraste com ele.
12. Um clássico é um livro que vem antes de outros clássicos; mas quem leu antes os outros e depois lê aquele, reconhece logo o seu lugar na genealogia.
13. É clássico aquilo que tende a relegar as atualidades à posição de barulho de fundo, mas ao mesmo tempo não pode prescindir desse barulho de fundo.
14. É clássico aquilo que persiste como rumor mesmo onde predomina a atualidade mais incompatível.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Encontros Petianos


Hoje às 17h00min realizamos um encontro na FAEN com o PET Enfermagem a propósito de uma integração entre os petianos e trabalhos. Discutimos nossos projetos e pensamos sobre o relatório e o planejamento 2013. O encontro foi de grande importância para o nosso conhecimento e integração com outra área.  Esses encontros com programas tutoriais de outras áreas e essa integração também estão planejados para nossas atividades do semestre.

Fotos do encontro:

Tutores: Profª. Drª. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes eProf. Dr. Ailton Siqueira de Sousa Fonseca. 


Bolsistas e voluntários do PET - Ciências Sociais e  PET - Enfermagem.









I Simpósio Interdisciplinar de Pós-Graduação da UERN

"Nós, Petianos, participamos do evento que Ocorreu entre os dias 18 e 19 de Dezembro desse ano. O objetivo de ampliar o diálogo, o debate temático e a articulação de saberes com centros de pesquisa interdisciplinares nacionais e internacionais, com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e no âmbito interno, entre os programas de pós-graduação interdisciplinares da UERN."



Presença dos Petianos no Seminário de Avaliação do Processo Eleitoral - Eleições Municipais 2012.


"O Departamento de Ciências Sociais e Política da UERN promoveu nos dias 6 e 7 dezembro, o Seminário de Avaliação do Processo Eleitoral - Eleições Municipais 2012. 

O objetivo de fazer um balanço do processo eleitoral através da avaliação da dinâmica de atuação política e desempenho eleitoral dos partidos políticos do Rio Grande do Norte em conexão com com o cenário político e partidário nacional, buscando captar tendências, regularidades e rupturas que contribuam com o entendimento do novo quadro político e partidário montado a partir de outubro de 2012, bem como possíveis desdobramentos daí derivados. Além da dimensão política e partidária, o evento trouxe também a contribuição da área jurídica, buscando apresentar e avaliar aspectos relacionados à esfera do direito que impactaram sobre o processo eleitoral em questão."



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

GRUESC e NEAB promoveram o IV Colóquio sobre questões Étnicas no Norderte Brasileiro, e estávamos presentes.



Nós, petianos e alunos do curso de Ciências Sociais e Pedagogia participamos do Colóquio Internacional Tributo a um Pensamento do Sul e o I Simpósio de Transdisciplinaridade e Complexidade

"São as atividades principais das comemorações dos 20 anos do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN), primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin para o Pensamento Complexo (CIUEM)." Ocorreu na   Escola de Música da UFRN e Auditório do IFRN entre 31 de outubro e 1º de Novembro de 2012.




A UFRN promoveu o VI Colóquio internacional de Ciências Sociais realizado nos dias 8, 9, 10 de Outubro de 2012


Em sua sexta edição, o Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – principal evento das Ciências Sociais na instituição – intitulado “O mundo contemporâneo: crises, rupturas e emergências” visa interpretar e debater as mudanças de caráter econômico, político, social e cultural em curso na contemporaneidade na perspectiva de apreender as perspectivas e os desafios que emergem nesse momento na sociedade mundial.”



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resultado Final da Seleção PETCIS 2012.2

Hoje, às 19hs e 45mn, foi divulgado o resultado final da seleção PETCIS 2012.2. Segue abaixo a lista de aprovados e suas respectivas médias conforme a classificação final:
            
                                                                     Média da entrevista e projeto          Média Final

1° Cleylton Rodrigues da Costa                                      9,2                                        8,3
2° Rodrigo José Fernandes de Barros                             7,4                                        7,9
3° Irenice Ferreira da Silva                                             7,2                                        7,6
4° Jaelyca Carolina Ferreira de Sousa                             7,0                                        7,2
5° Vitor Gabriel Barros do Nascimento                           7,0                                        7,1

Parabéns a todos os aprovados!
Agora somos 10.

Quem é Ailton Siqueira, o Tutor

"Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Comunicação Urbana, Antropologia e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e linguagem, cotidiano e afetividade, literatura, ciência e imaginário." 

      Em nova tutoria, assumida recentemente, Ailton Siqueira mostra-se objetivo, decidido em contribuir fortemente para o crescimento dos alunos bolsistas atualmente integrantes do grupo. Sempre com palavras diretas, objetivas, sabe, por experiência própria - afinal ele já foi petiano - os caminhos que devem ser seguidos para se alcançar o sucesso e faz questão de nos mostrar como se faz. 
        Ele não faz vista grossa das nossas falhas e defeitos, quer-nos impecáveis, alunos de alto nível que devemos ser e para isso não mede esforços em nos lapidar. Ainda estamos em processo de adaptação ao novo estilo da nova tutoria, sendo assim sentimos os desconfortos que qualquer fase de mudanças proporciona, mas temos sempre a conciência do quanto tudo isso contribuirá para o nosso futuro.